sábado, 9 de maio de 2020

Evangelização em casa: evolução e aprendizado para todos


Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela infância?

— Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.
(questão 383 de O Livro dos Espíritos)


Desde antes de nascer, a criança já percebe os estímulos exteriores, e emite sensações ainda de dentro do útero. Após seu nascimento, essas percepções só aumentam e se desenvolvem a cada dia! E esse desenvolvimento não cessa jamais! Ainda nós, adultos, estamos em constante aprendizado e desenvolvimento.
Mas na infância, o aprendizado se dá de maneira muito rápida, pois muito ainda é novidade. E o desenvolvimento mais rápido ou mais lento depende muito dos estímulos e motivações que são oferecidos à criança.


Cada comunidade tem o seu papel, durante o desenvolvimento da criança; a família, a escola, a religião, estão interligados no objetivo de alcançar o sucesso na formação infantil, mas desempenham funções diferentes.

Nos dias atuais, estes papéis acabaram se misturando um tanto, com a necessidade de permanecermos em casa e com o fechamento de lugares públicos, como a escola e os centros religiosos, a família passou a ter que cumprir com uma parte significante dos papéis das escolas e da educação religiosa. O que se mostra ser um grande desafio para a maior parte dos responsáveis pelas crianças, por não possuírem a formação adequada para desempenhar estes papéis.

Pensando em nossa realidade como espíritas, a Evangelização precisa encontrar um meio de se manter pulsante e a interação entre os responsáveis e os evangelizadores necessita se estreitar. Ainda, a atuação dos pais e responsáveis precisa ser ativa. Esta é uma realidade nova para todos; pais e educadores, todos ainda estão buscando alternativas seguras, que possam levar a um resultado positivo. Mas sabemos que com certeza, todos crescerão com essa busca pelo melhor trabalho possível.

Tudo o que é novo pode causar estranheza, medo, ansiedade, até uma certa repulsa; muitos pais sentem que não vão conseguir dar conta, que não sabem o que fazer; mas é preciso encarar este como mais um desafio que a vida nos coloca no caminho. E pensar que a atitude de participar mais de perto da vida escolar e religiosa de seu filho só poderá trazer benefícios para a relação familiar, estreitar os laços e melhorar a comunicação entre todos; além de ser um meio de se conhecerem melhor, talvez mais profundamente.

O quadro "Falando de Evangelização" busca trazer sugestões práticas, ideias de atividades, que poderão orientar e motivar a criatividade dentro de casa! A cada episódio, vamos apresentar novas dicas para desenvolver temas da Doutrina Espírita com os pequenos, de forma lúdica e com muita diversão!

Nos escreva dando sugestões de temas e fazendo perguntas, para que possamos elaborar nosso programa!

Você poderá acessar este quadro em nosso canal no Youtube, no link a seguir: Canal Ä



Nenhum comentário:

Postar um comentário