segunda-feira, 18 de março de 2019

A mudança nos chama

A preocupação com a Natureza tem se mostrado cada dia mais necessário e urgente, e não apenas devido aos impactos ambientais que têm se intensificado e chamado a nossa atenção para a forma como temos nos relacionado com a Natureza e os animais.

Devemos reconhecer o valor intrínseco dos elementos naturais, afastando, ainda que momentaneamente, a visão egocêntrica a respeito das bênçãos que a Mãe-Natureza compartilha com os homens, e que nós costumamos chamar de "recursos".

Do ponto de vista espiritual, temos ainda mais necessidade de ampliar a visão sobre a Natureza e os animais, uma vez que somos informados de que já estagiamos nessas fases evolutivas [1] e que, atualmente, nossos irmãos, ainda em fase de infância espiritual, utilizam-se dos corpos físicos dos reinos mineral, vegetal e animal para seus aprendizados na matéria [2 e 3].

Portanto, também de acordo com a Doutrina Espírita, cada ser tem o seu valor próprio e suas existências têm como principal objetivo a sua evolução [4].

Contudo, evidentemente, por meio da lei universal do auxílio, todos os seres devem colaborar uns com os outros. Nesse sentido, nossos irmãos menores são exemplares, basta observar como a Natureza e os animais trabalham generosamente, ajudando o seu habitat.

E nós? Como temos cuidado e protegido os nossos irmãos? O que temos feito por eles?

É importante refletirmos e nos informarmos, pois há diversas ações que contribuem para a destruição dos elementos naturais, desde nossas escolhas políticas, alimentares, de padrão de consumo. Façamos o que pudermos conforme as nossas possibilidades. (...)

Em função desseas reflexões, dentro do nosso quadro Tips 'n' Tricks, sempre que possível, lançaremos vídeos com propostas alimentares diferentes, visando uma alimentação sem a utilização de carne e derivados dos animais, e também reflexões sobre a forma como consumimos e como isso pode contribuir com um mundo melhor em muitos aspectos.

É preciso mudar pelo bem do planeta!

Abaixo nossos dois primeiros vídeos sobre o tema:


.

Referências:
[1] XAVIER, F. C.; EMMANUEL (Espírito). Emmanuel. 28 ed. 5 imp. Brasília: FEB, 2016. 208 p. Capítulo 17 "Sobre os animais", pp. 109.
[2] XAVIER, F. C.; MARIA JOÃO DE DEUS (Espírito). Cartas de uma morta. 17 ed. São Paulo: LAKE, 2016. 197 p. Capítulo 35 "Pensamentos que orientam a formação de cristais e de flores", pp. 60.
[3] XAVIER, F. C.; EMMANUEL (Espírito). O Consolador. 29 ed. 5 imp. Brasília: FEB, 2017. 305 p. Capítulo 1 “Ciência”, item 1.3. “Ciências especializadas”, questão 79, pp. 59.
[4] XAVIER, F. C.; EMMANUEL (Espírito). O Consolador. 29 ed. 5 imp. Brasília: FEB, 2017. 305 p. Capítulo 2 “Filosofia”, item 2.1. “Vida”, subitem 2.1.1. “Aprendizado”, questão 128, pp. 90.


Parte do texto extraído do MOVE: https://www.facebook.com/movimentovegetarianoespirita/posts/2234881603416940?__tn__=K-R

Nenhum comentário:

Postar um comentário